Tutorial Visual Basic 6
4 participantes
FullCheats :: Info Zone :: Programação :: Delphi / VB
Página 1 de 1
Tutorial Visual Basic 6
O tutorial a seguir,é feito para iniciantes em Visual Basic,que no qual,pode ajudar alguns que querem saber algumas funcções.Que começe o Tutorial ^^
Índice:
- Tipo de Aplicações em Visual Basic
- Componentes do Visual Basic
- Hierarquia das aplicações em Visual Basic
- Os três passos para criar uma aplicação
- O Ambiente do Visual Basic
Tipo de Aplicações em Visual Basic
Há muitos tipos de aplicações que podes criar em Visual basic. Estes diferentes tipos são usados quando pretendes resolver um tipo de problema específico.
Standard EXE
Escolhe este tipo, se queres criar uma aplicação em stand-alone (isolada), que não precise de estar dentro de outra aplicação. A maioria das aplicações de negócios enquadram-se neste tipo.
ActiveX EXE
Este tipo de aplicação é geralmente criado para ser usado por outras aplicações, para um serviço particular ou serviços. Estes serviços podem correr na mesma máquina ou remotamente.
ActiveX DLL
Este tipo de aplicações é geralmente criado para ser usado por outras aplicações para serviço particular ou serviços. Este DLL deve residir na mesma máquina, que a aplicação de controlo. Ela corre dentro do mesmo processo de espaço da aplicação que a chama.
ActiveX Control
Este tipo de aplicações destina-se a desenhar componentes OCX, que podem ser usados por uma variadade de aplicações. Estas ferramentas são geralmente mostradas numa toolbox dentro do ambiente de programação. Contêm propriedades e/ou métodos que executam algumas funções para a aplicação.
ActiveX Document DLL
Este tipo de aplicação é desenvolvido para ser usado dentro do contexto de outra aplicação. Muito parecido com ActiveX EXEs e DLLs, mas geralmente providenciam um interface com a aplicação que os chama. Sendo uma DLL, corre dentro do mesmo processo da aplicação que o chama.
ActiveX Document EXE
Este tipo de aplicação é desenvolvido para ser usado dentro do contexto de outra aplicação. Muito parecido com ActiveX EXEs e DLLs, mas geralmente providenciam um interface com a aplicação que os chama. Sendo uma EXE, corre num processo separado da aplicação que o chama
Componentes do Visual Basic
Projects
Um projecto á uma colecção de forms, controlos, referenciados para uma automatização de servidores, num cenário de criação de aplicações, e informações de versão.
Forms
Um form é a janela que é mostrada no desktop do Windows, ou dentro de uma MDI form (Multiple Document Interface). Um form pode conter "controls". Tanto os "controls" como os códigos associados, são armazenados num ficheiro com extensão FRM.
Controls
Um control é uma ferramenta para mostrar ou receber informações do utilizador. Exemplo de controls são: caixas de texto, botões, etiquetas, grelhas, etc. Os controls, são apresentados/disponibilizados dentro de uma toolbox e têm uma extensão OCX.
Code Modules
O code, é um código origem escrito para fazer os controls e forms responder a uma interação do utilizador, serve para declarar variáveis, constantes, procedimentos ou funções, declarações, chamar API's do Windows, loops, estruturas condicionais, etc. São guardados em ficheiros com extensão BAS
Class Modules
Permite criar os nossos próprios objectos. O Visual Basic permite a criação de classes completas com propriedades e métodos. São guardados em ficheiros com a extensão CLS.
Resource Files
Os ficheiros de recurso permitem guardar recursos do Windows, tais como strings, bitmaps, cursores, icons, etc.. Podes ler estes recursos a pedido.
Hierarquia das aplicações em Visual Basic
Aplicações
- Propriedades das aplicações
Forms
- Propriedades
- Propriedades de procedimentos
- Eventos
- Outros procedimentos
Controls
- Propriedades
- Eventos
Modulos
- Procedimentos
Classes
- Propriedades
- Propriedades de procedimentos
- Métodos
- Outros procedimentos
Resource Files
- Documentos ActiveX
- Componentes ActiveX
Os três passos para criar uma aplicação
Não importa que tipo de aplicação queres criar, quase sempre seguirás os mesmos passos para o fazer.
- Criar um Interface
- Fixar as propriedades para os controls
- Escrever o código
O Ambiente do Visual Basic
Este tipo de ambiente aparece com melhor aspecto com uma resolução do ecran de 800x600 ou superior. A imagem que se segue é a primeira que te aparece quando teclares no icon do Visual Basic
Clica em OK para abrir um projecto novo Standard EXE. O teu ambiente de desenvolvimento aparecerá como o que se segue
Menu Bar
- Permite-te executar todas as funções no toolbar, assim como seleccionar outras funções
Toolbar
- O toolbar contém icon's localizados horizontalmente situado no topo da janela de desenvolvimento do Visual Basic
Toolbox
É uma caixa vertical situada no lado esquerdo do ecran de desenho e onde se podem encontrar os controls
Form
É o objecto principal que se cria para o utilizador comunicar com a aplicação. todos os controls são colocados em forms.
Project Window
Mostra a lista de todos os forms e modulos que criam a tua aplicação
Properties Window
A janela de propriedades permite-te personalizar o aspecto ou comportamento de um control particular ou de um form. Com duplo-click nas propriedades, aparece uma lista enumerada ou um campo tipo boleano.
Immediate Window
É normalmente vista quando há uma quebra na aplicação. Usa-se em modo de debugging
Online Help
Teclando F1, em qualquer altura, aparece o Hlep do Visual Basic. É uma ajuda sensitiva ao contexto. Pode mostrar a juda do objecto que contenha o focus no modo de desenvolvimento.
PictureBox
Este controlo pode mostrar gráficos de ficheiros bitmap, icon, ou metafile, assim como JPEG ou ficheiros GIF. Ele corta o gráfico se o controlo não é suficiente grande para mostrar a imagem completa
LabelControl
É um controlo gráfico que podes usar para mostrar texto, que um utilizador não pode alterar directamente
TextBox Control
Algumas vezes chamado campo de edição ou controlo de edição, mostra/recebe informações digitadas pelo utilizador. Este controlo permite alterar uma das suas propriedades Multiline para True, de modo a serem mostradas/recebidas várias linhas de texto.
Frame Control
Permite identificar um grupo de controlos. Pode-se usar uma Frame para tornar uma janela mais funcional.
CommandButton Control
Usa-se este comando para começar, interromper ou finalizar um processo.
CheckBox Control
Usa-se este controlo para dar ao utilizador a possibilidade de tornar uma opção verdadeira ou falsa, sim ou não. Pode usar-se em grupos para mostrar multiplas escolhas, onde o utilizador pode seleccionar uma ou mais.
OptionButton Control
Mostra uma opção que pode ser alterada para on/off. Usa-se em grupo para o utilizador poder seleccionar somente uma.
ComboBox Control
Combina as caracteristicas de uma TextBox e de uma ListBox. Os utilizadores podem introduzir informações na TextBox, ou seleccionar um item de uma lista.
ListBox Control
Mostra uma lista de item's na qual o utilizador pode seleccionar uma ou mais.
HScrollBar, VScrollBar Controls
Propiciam uma fácil navegação numa lista longa de item´s, ou numa quantidade larga de informação.
Timer Control
Pode executar um código em intervalos de tempo regulares. Invisivel para o utilizador, é util para um processo em background.
DriveListBox Control
Permite ao utilizador seleccionar um disco válido durante a execução do processo. Usa-se este controlo para mostrar a lista dos drives válidos existentes no sistema.
DirListBox Control
Mostra as directorias e os caminhos "Paths". Usa-se este control para mostrar a lista hierarquica dos directórios.
FileListBox Control
Lista os ficheiros de um directório específico. Pode seleccionar-se o tipo de ficheiros que se pretende visualizar.
Shape Control
É um controlo gráfico mostrado como um rectângulo, quadrado, oval círculo, rectângulo arredondado, ou quadrado arredondado
Line Control
É um controlo gráfico que permite mostrar uma linha horizontal, vertical ou diagonal.
Image Control
Este controlo pode mostrar gráficos de ficheiros bitmap, icon, ou metafile, assim como JPEG ou ficheiros GIF. Com a propriedade Stretch alterada para True, o contentor é ajustado ao tamanho da imagem.
Data Control
Proporciona acesso a dados armazenados numa base de dados. Permite navegar de registo a registo, visualizar o 1º ou o ultimo.
A janela de propriedades encontra-se no lado direito do teu ambiente de trabalho. Aqui podes modificar as caracteristicas de um objecto e o seu interface com o utilizador. A título de exemplo iremos apontar algumas das propriedades mais comuns de um Form.
Name
Nome a atribuir ao Form
Caption
Palavra ou frase que aparece no topo esquerdo do Form
KeyPreview
Especifica se o Form deve receber o evento key antes de todos os controlos nele contidos. No exemplo que se segue, alterando a propriedade KeyPreview para TRUE e codificando o evento do Form KeyPress, dá á tecla ENTER a mesma função da tecla TAB
Height
Altura da janela
Left
Distancia da janela á margem esquerda do monitor
Distancia da janela á margem superior do monitor
Width
Largura da janela
Para poder controlar estas 4 ultimas propriedades deve utilizar o Form Layout Window, para posicionar a janela na posição correcta. Colocando o cursor sobre a janela e clicando com o rato, fixaremos a posição que queremos onde ela apareça, em Run Time.
Clica em View seguido de Project Explorer, aparece na face lateral direita do teu ambiente de trabalho o Project Window. Nesta janela podemos ver e sobre uma prespectiva hierarquica os Forms, Modules, Controls, Property Pages ou Objects Documents, do projecto que estamos a construir.
Créditos:
ℛiqu∊
Truques e Dicas
- ℛiqu∊
Truques e Dicas
acesse!
FullCheats- http://hiperpic.com/images/58940375317348872582.pngAdministrador
Re: Tutorial Visual Basic 6
AAAAAAAAAAHHhhhhh ér grande...
Li até a metade...
Vlw
Up nesse tópico XD
Li até a metade...
Vlw
Up nesse tópico XD
Blocker- Membro
Obrigado ae!
sim,é bem grande,e até a metade ja é muito ^^
se puder,agradece ae
sim,é bem grande,e até a metade ja é muito ^^
se puder,agradece ae
Pow alguem que saiba mexer com Visual Basic faz um tutorial especialmente pra mim ae com o seguinte;
Queria um tuto que encine a fazer tipo assim:
Vamos dizer que um aplicativo de hackear orkut (obvio que n é pra hackear e sim para ativar o trojan)
Ai a pessoa coloca o e-mail do orkut que quer hackear
dps coloca o e-mail que a senha do orkut que vai hackear será enviada.
Clicar em ENVIAR (isso tudo é só pra enganar, mas quando a pessoa clicar em ENVIAR o trojan que vai tar junto com os arquivos do trainer será ativado)
E fazendo com que eu tenha o controle do PC da pessoa que fez isso, o trojan que será ativado é o trojan que eu crio no Bifrost (trojan ou server)
Entendeu pra que que eu quero fazer isso?
esse trainer é obvio que é só pra enganar e fazer com que a pessoa ative o server (trojan)
Se alguem que saiba fazer isso no Visual Basic faz um tutorial pra mim ae e amnda por PM!
Exemplo do trainer:
Espera resposta!
Queria um tuto que encine a fazer tipo assim:
Vamos dizer que um aplicativo de hackear orkut (obvio que n é pra hackear e sim para ativar o trojan)
Ai a pessoa coloca o e-mail do orkut que quer hackear
dps coloca o e-mail que a senha do orkut que vai hackear será enviada.
Clicar em ENVIAR (isso tudo é só pra enganar, mas quando a pessoa clicar em ENVIAR o trojan que vai tar junto com os arquivos do trainer será ativado)
E fazendo com que eu tenha o controle do PC da pessoa que fez isso, o trojan que será ativado é o trojan que eu crio no Bifrost (trojan ou server)
Entendeu pra que que eu quero fazer isso?
esse trainer é obvio que é só pra enganar e fazer com que a pessoa ative o server (trojan)
Se alguem que saiba fazer isso no Visual Basic faz um tutorial pra mim ae e amnda por PM!
Exemplo do trainer:
Espera resposta!
Olha eu não sei muito não, mas da pra fazer/criar varias coisas no Visual Basic (VB)
Tipo, antigamente muitos faziam Trainer (hacker) de Grand Chase ou GunBound, mas ouvi falar que os Trainers feito pelo VB Foi Patched, só pega feito por Delphi...
Só uma noção do que da pra fazer no VB:
Trainer (vc ja deve ter usado algum trainer)
E outros aplicativos (me deu um branco agora, mas pergunta pro Art Cheats que ele sbe)
ARTTTT ME FAZ UM TUTORIAL DO QUE TE PEDI ALI EM CIMAAAAAAAAA!
Tipo, antigamente muitos faziam Trainer (hacker) de Grand Chase ou GunBound, mas ouvi falar que os Trainers feito pelo VB Foi Patched, só pega feito por Delphi...
Só uma noção do que da pra fazer no VB:
Trainer (vc ja deve ter usado algum trainer)
E outros aplicativos (me deu um branco agora, mas pergunta pro Art Cheats que ele sbe)
ARTTTT ME FAZ UM TUTORIAL DO QUE TE PEDI ALI EM CIMAAAAAAAAA!
para o trojan ser injetado ao clicar em enviar , é necessário fazer um processo de INJETOR , na funcionalidade do BOTAO ENVIAR.
você pode encontrar tutoriais de como criar injetores , no Google.
e lembre-se de quando fazer o programa , colocar o trojan também , na pasta do seu programa feito.
ai quando a pessoa enviar , o trojan vai se infectar em seu computador.
e lembre-se de quando fazer o programa , colocar o trojan também , na pasta do seu programa feito.
Art Cheats escreveu:para o trojan ser injetado ao clicar em enviar , é necessário fazer um processo de INJETOR , na funcionalidade do BOTAO ENVIAR.
VLWWWWWWWWW, o design ja ta criado, ficou SHOW...
Se quiser eu te passo o hack de orkut (kkkk se quiser clica até em ENVIAR HeHe)
Posta o download desse programa '-'
Eu e meu amigo queremos esse programa
Procurei no google, mas só achei uma porcaria da microsoft
Posta aew o download ^^
Eu e meu amigo queremos esse programa
Procurei no google, mas só achei uma porcaria da microsoft
Posta aew o download ^^
você quer o programa usado no tópico?
se for , você pode encontrar em Warez Zone (pedidos)
ou esperar , que jaja eu posto ^^
se for , você pode encontrar em Warez Zone (pedidos)
ou esperar , que jaja eu posto ^^